7 Benefícios do abacate que você pode aproveitar hoje mesmo

Pontuação:[Total: 4 Média: 4] Os benefícios do abacate são maiores do que muitos imaginam. Por outro lado, sabia que os alérgicos ao látex devem tomar precauções? Você sabe qual é a parte do abacate com melhores propriedades? Você conhece quantas doenças pode prevenir o consumo desta fruta?

Analisamos tudo isso no próximo artigo.


Índice


O que é o abacate?


O abacate (Persea americana) é uma fruta originária do México e América Central. Hoje em dia, graças às hibridizaciones e muitos anos de cultivos e estudos agronômicos, há muitas variedades de frutas. Os principais produtores são, actualmente México, Chile, Estados Unidos, Indonésia, República Dominicana, Colômbia, Peru, Brasil, China e Guatemala.


Externamente o abacate é verde forte, e à medida que vai amadurecendo torna-se mais escuro, quase preto; a polpa é verde-clara ou amarelada e tem uma textura cremosa.


Propriedades do abacate


Você pode obter mais informações sobre este assunto no artigo: Propriedades do abacate


O abacate possui um elevado valor calórico. Estima-Se que um fruto que tenha em média cerca de 180 calorias por cada 100 gramas. No entanto, há que se considerar que a maior proporção dessas calorias vêm de suas gorduras, mas é de fazer notar que as mesmas não são prejudiciais. Muito ao contrário, são gorduras “boas” por ser na sua maioria, do tipo mono-insaturadas, que são fundamentais para o controle do colesterol e na redução dos triglicerídeos. Por isso, muitas vezes é indicado o seu consumo para o tratamento de doenças cardiovasculares, bem como para a sua prevenção.


Outros benefícios do abacate são o seu alto conteúdo em fibra e a grande variedade de vitaminas e minerais que possui, entre os quais destacam-se as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina E, cobre, manganês, magnésio, fósforo, potássio e zinco.

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Diante de tantos benefícios, se houver algum problema com o alto valor calórico, o que se sugere é equilibrar a dieta, ou seja, diminuir os carboidratos e gorduras de outras fontes ou substituí-los por alimentos menos calóricos é uma boa opção.


Benefícios do abacate para a saúde


Aumenta a absorção de carotenóides


Os carotenóides são pigmentos que atuam como antioxidantes e são precursores da vitamina a, essencial para a saúde visual. Normalmente a absorção dos carotenóides, se vê reforçada pela presença de gorduras na dieta. No entanto, a maioria dos alimentos que os contêm são pobres em gorduras.


No entanto, foi demonstrado que o consumo de abacate, por ser este rico em gorduras (e, além disso, saudáveis), aumenta a absorção dos carotenóides até 6 vezes mais do que quando se consome uma dieta sem este fruto. Por outro lado, também foi encontrado que o abacate aumenta a conversão de carotenóides em vitamina A.


Poder anti-inflamatório


Os componentes do abacate como as gorduras monoinsaturadas, fitoesteroides, vitaminas e e C, além dos carotenóides, que ajudam a combater a inflamação causada pela artrite, melhorando assim a qualidade de vida daqueles que a sofrem.


Redutor do estresse


O abacate contém uma substância chamada glutationa, que reduz os efeitos do cortisol, que por sua vez é o hormônio característica do estresse.


Melhora a saúde cardiovascular


O abacate tem sido associado com a prevenção e tratamento de várias doenças cardiovasculares, devido à sua composição de lipídios, especialmente de ácido oleico, diminui os níveis de colesterol LDL (“colesterol ruim”) e do nível de estresse oxidativo no sangue. Também tem sido relacionado com uma melhoria na função cerebral e no crescimento e renovação celular.

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Efeito anticancerígeno


Verificou-Se que o glutatião, antes mencionado, é capaz de agir como bloqueador de pelo menos 30 agentes cancerígenos diferentes.


Regulador intestinal


Devido ao conteúdo de fibras do abacate, o fluxo regular do intestino se mantém em boas condições, garantindo assim o bom funcionamento do mesmo.


Inibidor do apetite


Os benefícios do abacate se estendem até a perda de peso. Por ser rico em fibras, além de ajudar na função intestinal, produz uma sensação de saciedade por mais tempo, o que faz com que as pessoas tenham menos vontade de comer entre as refeições; e, por outro lado, faz com que os picos de glicose circulante sejam reduzidos, assim como o colesterol sanguíneo.


As gorduras monoinsaturadas do abacate foram associados com a diminuição da gordura abdominal, que é a mais perigosa, em termos de risco para as doenças relacionadas com o excesso de peso.


Como o abacate tem poucos carboidratos, o seu Índice Glicêmico é bastante baixo, evitando-se, assim, os picos de glicemia e insulina. No entanto, apesar de todos esses benefícios, deve-se ser prudente em relação à quantidade que se ingere diariamente. Não se recomenda mais de meio abacate por dia.


Algumas recomendações e curiosidades ao consumir abacate



  • Os fitonutrientes do abacate se concentram principalmente perto da pele e de sementes, que, obviamente, não são consumidas; por isso, recomenda-se tratar de descascarar o abacate como se fosse uma banana para garantir que você aproveite ao máximo a polpa mais escura rica nesses nutrientes.

  • As pessoas com alergia ao látex podem ter hipersensibilidade ao abacate, pelo que devem consultar o médico antes de ingerir a fruta.

  • Quando o abacate está verde deve ser mantido à temperatura ambiente, para assim acelerar o seu amadurecimento. Também pode ser colocado em um saco de papel ou papel de jornal até amadurecer.

  • Ao estar maduro deve ser conservada no frigorífico; se curto, o melhor é salvá-los com sua semente e em recipiente hermeticamente fechado, recomenda-se também adicionar algumas gotas de limão ou vinagre para evitar a sua oxidação.

Se você quiser saber algo mais, aconselho-te o vídeo: Propriedades e benefícios do abacate para a saúde

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